QUANDO OS ASPIRADORES ATINGEM OS SEUS LIMITES
Um aspirador é um aliado fiel e é incontestavelmente o número um na limpeza dos tapetes. As partículas de sujidade não aderentes, as migalhas e a poeira são fáceis de remover do tapete. Mas o aspirador é impotente quando se trata de eliminar gorduras ou manchas de café. Este tipo de sujidade pode inicialmente não se ver, mas com o tempo incrustam-se cada vez mais partículas de sujidade - incluindo partículas com coloração - e deixam sinais evidentes de desgaste.
Dicas contra as nódoas
Os tira-nódoas para tapetes e os truques milagrosos para retirar as nódoas por vezes rivalizam vitoriosamente com os produtos químicos. Não demora muito até que o primeiro copo de vinho tinto acabe sobre o tapete claro da sala novinho em folha. Nesse caso, tem que se agir rapidamente e polvilhar a mancha com uma mão-cheia de sal. Isto apenas funciona enquanto a nódoa está húmida. Se uma nódoa de vinho tinto estiver já seca, um detergente incolor para vidros permitirá que o tapete volte ao seu estado original.
Os seus filhos deixaram cair pastilha elástica no chão e pisaram-na sobre o tapete? Um "choque frio" permite retirar a pastilha elástica. É necessário tratar o local em questão com cubos de gelo ou com um spray congelante. A pastilha endurecerá e ficará quebradiça, separando-se das fibras.
Pasta dos dentes à base de mentol pode eliminar as manchas de erva nos têxteis e nos tapetes. É preciso fazer com que a pasta penetre na nódoa e deixá-la secar, podendo depois limpá-la com água. Deste modo a nódoa é eliminada fácil e suavemente.
Três métodos para a lavagem dos tapetes
Para verificar se o seu tapete precisa de uma limpeza mais profunda, pode fazer um teste muito simples. Esfregue um bocado de papel branco nas zonas mais pisadas. Se o papel ficar escuro, recomendamos uma lavagem em profundidade.